homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

Inconveniências das mudanças quando se é um administrador do conhecimento

Lois Ann Colaianni, ex-Diretora de Operações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (U. S. National Library of Medicine), é uma das mais aguardadas presenças do CRICS V. Sua palestra tratará de uma questão comum à todos: de que forma administrar o conhecimento acumulado em uma situação de mudanças e migração das bases de informação.
Mrs Colaianni iniciou suas atividades no NLM em janeiro de 1981 e assumiu a coordenação das Operações daquela instituição durante o período de 1984 a 1998. O setor que esteve sob suas mãos é o mais antigo e extenso da NLM, sendo responsável, dentre outros atributos, pela construção e preservação do acervo, desenvolvimento e manutenção para fins de indexação e catalogação e ainda apoio organizacional para pesquisas, inclusive no formato online. O nome de Lois Ann Colaianni é uma lenda no setor de organização de informações de saúde e sua participação, no painel do dia 27 de abril, das 09:00 às 12:00, é uma oportunidade única de usufruir de sua larga experiência.

Inscrições prévias no endereço http://www.bireme.br/crics5ins/P/inscrnacional.htm
Mais informações sobre a National Library of Medicine: http://www.nlm.nih.gov/

 

O exercício real do Código de Ética na eSaúde

Como manter a qualidade das informações sobre Saúde em uma área tão competitiva e nova quanto a Net? Para discutir essa questão, a partir de pontos de vista práticos, John Mack, presidente da Internet Healthcare Coalition (IHC), EUA, estará proferindo palestra no dia 25 de abril de 2001, como um dos destaques da data em que se iniciam as sessões plenárias do CRICS V.
Sua apresentação trará importantes dados do encontro anual da IHC ocorrido em outubro do ano passado. Mr. Mack virá expôr as principais iniciativas já existentes nesse sentido, incluindo os códigos de ética sugeridos pela Coalition, URAC, Hi-Ethics etc.

Esta palestra será realizada no Palácio das Convenções, com inscrições prévias no endereço http://www.bireme.br/crics5ins/P/inscrnacional.htm

Introdução ao WWWISIS XML

Dentro das atividades do Programa de Educação Continuada, está prevista a apresentação do WWWISIS, em sua versão 4.0. O WWWISIS é um sistema que atua como servidor de banco de dados (ISIS) no formato cliente/servidor característico da Web. Junto a uma visão geral do programa e da linguagem, haverá a exposição da metodologia da Bireme no desenvolvimento e operação de sistemas de informação na Internet/Web.
Esse tutorial será apresentado no dia 26 de abril, das 17:00 às 19:00 e contará também com a participação da Cochrane Iberoamericana.

Mais informação sobre esse tutorial na sessão Educação Continuada:
http://www.bireme.br/crics5/P/continuingEd.htm

Mais informações sobre o WWWISIS:
http://www.bireme.br/wwwisis.htm

 

Arquivo de Notícias