homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

CRICS V em Havana: maior, mais completo e abrangente

Prepare-se para participar da maior e mais completa edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, com o CRICS V, que se realiza de 25 a 27 de abril de 2001, em Havana, Cuba. O evento bienal, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME, responsável também pelo Comitê Científico, tornou-se a partir da década passada o mais importante fórum para a discussão de informação e educação em Ciências da Saúde nas regiões da América Latina e Caribe.

Concebido para 3 dias de atividades, o CRICS V planeja desenvolver um amplo e complexo painel de como se caracteriza a informação e o conhecimento na área de Saúde durante os dias atuais. A chegada de novos e diferentes recursos, a organização e melhoria das bases, assim como as formas de uso por parte dos cientistas e da população impõem hoje constantes lições e desafios para todos os profissionais de alguma forma envolvidos com o setor. Os conferencistas que estarão presentes ao evento, estimulando esse gênero de debates, irão compor um conjunto qualitativo único, reunidos que foram a partir de suas amplas cargas de influência e prestígio profissional, em seus respectivos setores de atividade, dentro de um panorama mundial.

Na última edição da série CRICS, estiveram reunidos cerca de 600 participantes vindos da América Latina, Caribe, Estados Unidos e Europa. Por sua abrangência temática e qualidade dos palestrantes convidados, espera-se trazer para a capital cubana um número ainda superior de profissionais inscritos.

Confira a página com a programação do CRICS V:
http://www.bireme.br/crics5/P/programa.htm

 

As revistas e o empreendimento científico

A importância da publicação de artigos em revistas atingiu um nível sem igual, admitida como ferramenta básica para a troca de informações tanto por parte de cientistas e pesquisadores, como pelos acadêmicos e comunicadores científicos. Na área de Saúde, em particular, a circulação de informações sempre exibiu um caráter vital, municiada por publicações altamente especializadas e com nível de qualidade de excelência. Mas agora elas vêm adentrando também no ágil mundo digital.

Carol Tenopir, da Escola de Ciências da Informação da Universidade do Tennessee, Estados Unidos, colocará em discussão no CRICS V esse momento histórico em que as publicações estão mudando de aparência. Como isso está afetando o grau de leitura e, por conseqüência, o trabalho dos cientistas? Vislumbram-se diferenças de valor, para esses cientistas, diante de cada novo veículo de comunicação? Essas e outras questões estarão em pauta na palestra que ocorre no dia 26 de abril de 2001, quinta-feira, a partir das 14:00 no Palácio das Convenções de Havana.

As inscrições para o CRICS V devem ser feitas no endereço:
http://www.bireme.br/crics5ins/P/inscrnacional.htm

Havana, Patrimônio da Humanidade

Fazem quase vinte anos, que o casario histórico que se ergue pela capital cubana, exibido principalmente na região conhecida como Havana Velha, mereceu da Unesco a declaração de patrimônio da humanidade. Passeio quase obrigatório para todos aqueles que visitam Havana, vale a pena reservar uma
folga nas atividades do CRICS 5 para percorrer as vielas desse fascinante bairro antigo. No compasso de uma tranquila caminhada, irão saltar aos olhos fortalezas, palácios e praças cujos projetos arquitetônicos datam de a
partir do século 16. Algumas atrações merecem particular destaque: a Plaza de Armas, com seu museu e casario colonial; a catedral de São Cristóvão de
Havana; e o Paseo del Prado.

Durante esse passeio, não é preciso ter pressa ou preocupação. Em Havana não há morador de rua ou pedinte, como em outras cidades turísticas do mundo e a
criminalidade local é insignificante. Mesmo que fique um pouco tarde, o ambiente geral é bastante tranquilo e o povo local cordial e simpático. Aproveite, portanto, a viagem.

 

Arquivo de Notícias