homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

Educação a distância através da Internet

A Internet pode substituir o tradicional formato de ensino baseado em salas de aula? Muito provavelmente não, muito embora ela venha contribuindo bastante para o compartilhamento de informações. De qualquer forma, novas formas de educação global têm sido postas em prática, em anos recentes, atendendo principalmente às áreas carentes e geograficamente isoladas. Ronald E. Laporte, renomado médico e professor de Epidemiologia na Universidade de Pittsburg, EUA, explanará a respeito de suas experiências com o desenvolvimento de métodos de treinamento à distância, sempre voltados para a saúde pública.

O Supercourse, especificamente, proporciona um panorama sobre epidemiologia e a Internet para estudantes das áreas médica e de saúde ao redor do mundo. Esse sistema faz parte da Global Health Network, uma aliança de especialistas em saúde e telecomunicações, que intenciona arquitetar um sistema de informação de saúde, capaz de prevenir doenças neste nascente século. A participação do professor Laporte na plenária do CRICS V ocorre no dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 09:00.
Mais informações:
Ronald E. Laporte: http://www.pitt.edu/~rlaporte/rlaporte.html
The Global Health Network: http://www.pitt.edu/HOME/GHNet/GHNet.html

 

Revisitar o papel do bibliotecário

Dentro do painel voltado para os administradores do conhecimento haverá uma análise dos novos desafios profissionais para aqueles que cuidam da manutenção dos dados em Saúde. O profissional de bibliotecas é o intermediário e responsável pela filtragem das informações a partir de sua chegada e sua posterior disponibilização pública.

Derek Law, diretor de Estratégia de Informação e Bibliotecas da Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia abrangerá esse assunto na plenária que se inicia às 14:00 do dia 27 de abril.
Inscrições prévias no endereço http://www.bireme.br/crics5ins/P/inscrnacional.htm

Tutoriais de Educação

Conforme ocorre tradicionalmente dentro da programação de atividades paralelas da série CRICS, diversos cursos estarão sendo ministrados durante o transcorrer do evento principal. Eles estarão à disposição de todos participantes inscritos interessados.
Esses tutoriais compõem excelentes atividades voltadas principalmente para fins de introdução, formação e aperfeiçoamento técnico. Disponíveis quase sempre em horários ao final da tarde, os cursos sempre contam com instruções gabaritadas a partir de pessoal técnico, no geral, vinculado diretamente ao desenvolvimento dos diferentes sistemas e metodologias de informação hoje existentes.
A maioria dos cursos é gratuita mas as vagas são limitadas. Confira o quadro geral em Educação Continuada http://www.bireme.br/crics5/P/continuingEd.htm

 

Arquivo de Notícias