homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

O conhecimento transformador

A informação e o conhecimento podem ser parte de uma solução para os serviços de saúde precários, a ignorância, a injustiça e o preconceito? Durante os três dias do congresso algumas respostas com certeza serão apontadas e novos caminhos vislumbrados, preferivelmente também traçados, para as regiões do Caribe e América Latina. Surgirão, certamente, novas dúvidas, como parte natural do processo.
O CRICS 5 pretende, como tema principal, contribuir para aumentar a compreensão sobre o conhecimento em saúde e assim buscar caminhos para a devida eqüidade social. Esse encontro prestigioso contará com a abordagem de mais de vinte dos mais significativos especialistas mundiais do setor, das mais importantes instituições da área de informação em Ciências da Saúde de todo o mundo. Será uma reunião inédita tanto em termos de qualidade como de compartilhamento de experiência técnica. É verdadeiramente imperdível.

 

Decisões em saúde

Como pode ser feita uma melhor utilização da informação e do conhecimento científico disponível, do ponto de vista prático? Da publicação da pesquisa à tomada da ação, quando devem ocorrer as decisões, diferentes metodologias em Saúde vêm sendo implementadas e desenvolvidas. O painel matinal do dia 26 de abril, no segundo dia do CRICS V, manterá foco sobre esse tema a partir de um ilustre time de palestrantes de diversas entidades e instituições, cujas atividades confrontam-se cotidiamente com esse gênero de questionamento.
Será uma oportunidade perfeita para compartilhar de admiráveis experiências, como as iniciativas de informação posta em prática pelo Centro Cochrane, o CREDES (Centre de Recherche d'Étude et Documentation em Economie de la Santé) e o Shared-NWO (Netherlands Organization for Scientific Research) e ainda conferir a bem sucedida fórmula do sistema de saúde implantado em Cuba. Confira mais detalhes na programação geral do evento:

http://www.bireme.br/crics5/P/programa.htm

Polêmica: informação pública e privada

Quais os limites para as informações em Saúde, do ponto de vista da vida privada das pessoas? Gunther Eysenbach, pesquisador de saúde pública e professor da Universidade de Heidelberg, Alemanha, trará dados e opiniões pessoais para estimular esse debate. Num encontro em que também estarão sendo discutidos ética e acesso, dentro do paranorama de administração social do conhecimento, esse jovem berlinense deve introduzir instigantes questionamentos. Amante de ópera e de comidas condimentadas, Eysenbach trata com desenvoltura do atual cruzamento entre a Medicina e a Informática, assumindo todas as vantagens mas também alertando a respeito de suas futuras implicações.
Como curiosidade do que pode-se esperar desse encontro, vale destacar seu mote de vida preferido, segundo descrito em seu site pessoal e autorado à Indira Gandhi:
Meu avô disse-me uma vez que existiam dois tipos de pessoas: aqueles que trabalham e aqueles que levam o crédito. Eu deveria tentar ficar no primeiro grupo, porque ali haveria bem menos competição.

(no original): My grandfather once told me that there were two kinds of people: those who do the work and those who take the credit. He told me to try to be in the first group; there was much less competition. (Indira Ghandi)

http://yi.com/home/EysenbachGunther/

 

Seleção da sessão Poster

Os trabalhos inscritos para a sessão poster já estão sendo avaliados pelo Comitê Internacional encarregado da seleção e dentro em breve teremos os resultados. As apresentações que forem escolhidas estarão presentes nas sessões especiais do CRICS V tradicionalmente dedicadas à troca de experiências e para apresentação de resultados. Divididos nas categorias formato eletrônico e formato tradicional em papel, os trabalhos incluem-se no tema central e subtemas programados para o encontro e devem novamente surpreender pela alta qualidade do material produzido pelos profissionais e instituições do setor.
Confira nos endereços abaixo os trabalhos que estiveram presentes na sessão poster nas edições anteriores do CRICS.

Sessão poster no CRICS IV - 25 a 27 Março 1998 - San José - Costa Rica
http://www.bireme.br/crics4w/fractiv.htm

Sessão poster no CRICS III - 16 a 18 Outubro 1996 - Rio de Janeiro - Brasil http://www.bireme.br/crics3/poster.htm

 

Aproveite para descansar em Varadero

Quem nunca teve a vontade de visitar Varadero, a mais famosa dentre as praias que banham o litoral cubano? Caraterizada por suas areias brancas e finas, que se extendem por mais de 20 quilômetros, e o mar azulado do Caribe, este balneário simboliza a atual face de turismo internacional da ilha. Conforto é outro sinônimo para Varadero, com hotéis de 4 e 5 estrelas onde o hóspedes podem optar pelo simples descanso ou a diversão dentre inúmeras atividades de lazer. Restaurantes, clubes noturnos e campos de golfe convivem com uma região de natureza preservada, cercada de reservas ecológicas.
Programar um passeio para a região de Varadero não é difícil, porque ela fica a apenas 120 quilômetros de Havana. Caso seja possível ampliar a sua estadia, aproveite esta dica: vá até a Marina Chapelin e combine passeios aos "cayos", que são pequenas e paradisíacas ilhas na vizinhança. Além da oportunidade de trazer recordações únicas, esses locais também são ótimos para mergulho.
Saiba mais sobre Varadero: http://www.dtcuba.com/esp/cuba_mat.asp

 

Arquivo de Notícias