homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

Em primeiro lugar, a ciberdemocracia

Quais os efeitos das tecnologias de informação sobre os processos democráticos? Explorar as possibilidades da Internet para aprimorar o envolvimento civil e político, na área do conhecimento, depende também de garantir um acesso geral e facilitado à rede. Como estamos caminhando, dentro desse desafiador processo, e quais os caminhos ainda a traçar? Estes e outros amplos e instigantes temas, que põem em pauta o sempre tão comentado termo ciberdemocracia, estarão na conferência magna que abrirá o CRICS V -- na aguardada palestra de Pierre Lévy, talvez o mais famoso filósofo do ciberespaço da atualidade.
Colocar este encontro de abertura como um evento imperdível chega a ser redundante. Basta anotar, portanto, na agenda: dia 25 de abril de 2001, das 09:00 às 10:00, no salão 4 do Palácio das Convenções de Havana, em Cuba.

 

A vida na sociedade do conhecimento

Estamos inseridos em uma época onde o conhecimento consolidou-se como uma das bases da sociedade. Diante dessa afirmação, para a área da Saúde e suas questões particulares, as implicações tornam-se excepcionalmente críticas. Nico Stehr, professor do Hanse-Center for Advanced Study, na Alemanha, que estará presente no primeiro painel do CRICS V, acredita que essa nova realidade vem requendo novos pontos de vista. Não a partir de uma necessária rapidez de adaptação, diante das constantes mudanças tecnológicas, mas da natureza da transformação social que hoje todos vivenciamos. O conhecimento hoje está além do seu valor econômico, constituindo-se como parte das relações humanas e sociais, imprimindo valores e, sem dúvida, estabelecendo conflitos que merecem ser discutidos.
A participação nesse acalorado debate, dentro do painel Sociedade do Conhecimento e Eqüidade em Saúde, está programada para começar a partir das 10:00 do dia 25 de abril. Obtenha mais dados a partir da página com a programação do evento.

http://www.bireme.br/crics5/P/programa.htm

O desafio prático da bioética

Dentro das palestras de administração do conhecimento nas diferentes instâncias da sociedade, Fernando Lolas Stepke, Diretor do Programa Regional em Bioética, no Chile, apresentará algumas das experiências práticas desse organismo técnico junto ao tema. Esse programa, apoiado pela OPAS, é bastante ativo, desde que estabeleceu-se no ano de 1994 em Santiago do Chile, com a colaboração do governo local e da Universidade do Chile. A partir de uma atuação que abrange toda a região da América Latina e Caribe, o programa colabora com entidades públicas e privadas para promover o desenvolvimento e a aplicação de conceitos e procedimentos apropriados, com sustentação ética, quanto às decisões relativas à pesquisa científica, à capacitação técnica, à formação profissional e aos cuidados de saúde em geral.
O painel que contará com a participação de Stepke começa às 14:00 do dia 26 de abril. Confira na programação geral do evento.

Mais informações sobre o Programa Regional em Bioética:
http://165.158.1.110/english/hdp/prb/prb-indx.htm

 

Na trilha de Hemingway

O escritor norte-americano Ernest Hemingway, como todos sabem, morou por cerca de vinte anos em Cuba. Seguir a sua trilha é um dos passatempos prediletos dos visitantes da ilha. Em Havana, ele costumava frequentar dois bares: o La Bodeguita Del Medio e o La Floridita. No primeiro, em pleno coração da Havana Velha e a poucos passos da Catedral de Havana, é possível identificar, afixados nas paredes, fotos e autógrafos de outros de seus frequentadores famosos, como Pablo Neruda e Salvador Allende. Já o La Floridita era realmente o seu bar preferido, local onde o escritor costumava reunir-se com os seus amigos, e que visualmente mudou pouco, desde quando podia-se esbarrar com Gary Cooper ou Spencer Tracy.
Existe ainda um museu dedicado ao escritor no povoado de San Francisco de Paula, nos arredores da capital. É antiga casa onde Hemingway viveu, tomada por objetos pessoais, inclusive cerca de nove mil livros de sua biblioteca particular.
Uma curiosa descrição da passagem de Hemingway por Cuba pode ser obtida a partir do link abaixo, home-page de uma bem humorada série de programas documentais produzidos pela tevê britânica.

http://www.pbs.org/hemingwayadventure/index.html

 

Financie sua viagem para Havana

Os residentes do Brasil tem a oportunidade de financiar todo o valor da viagem ao CRICS V, em Cuba. Um pacote de viagem foi devidamente negociado pela organização do evento e uma operadora de turismo especializada para privilegiar todos aqueles interessados em participar desse importante evento. A possibilidade de usufruir de condições mais vantajosas foi obtida considerando-se o grande número de participantes esperado, o que já está se confirmando a partir da atual quantidade de inscrições.
O pacote básico, que inclui passagem aérea, estadia e traslados, ficou realmente econômico, principalmente quando comparado aos custos de outros programas de viagem para a mesma região. Como representante da Havanatur no país, os profissionais da agência responsável também estarão auxiliando aos interessados nas questões relativas ao passaporte, visto de entrada e outras necessidades que vierem a surgir.
Todo esse esforço foi feito para que esse aguardado encontro, o CRICS V, cumpra a promessa de ser o maior, melhor e mais completo evento dentro da série.
Mais informações sobre o pacote de viagem e financiamento no Brasil, assim como os representantes da Havanatur em outros países, a partir do link abaixo:

http://www.bireme.br/crics5/P/representantes.htm

 

Arquivo de Notícias