homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

BVS 2 reunião | programa | inscrições | educação continuada
comitê organizador | agência de viagem | patrocinadores
a série CRICS | contatos



Notícias

Por que estudar a eqüidade em saúde?

É possível atingir um bom nível de igualdade na área da saúde? Quais os efeitos das disparidades sócio-economicas para a saúde pública? Esse gênero de questionamento, envolvido no monitoramento e análise das políticas de saúde, fazem parte do instigante trabalho de Paula Braveman, Professora de Medicina da Família e da Comunidade no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia, em San Francisco, Estados Unidos.
Esta prestigiada profissional é uma das novas presenças recentemente confirmadas na sessão de painéis do CRICS V, em Havana. Municiada de dados e de pesquisas coletadas a partir dos Estados Unidos e de outros países, Paula Braveman demonstrará ainda a influência de questões étnicas e raciais para as diferentes pesquisas, além de exemplos de desafios na área maternal e de saúde da criança, dentro outros temas a serem incluídos no encontro que ocorre no dia 25 de abril de 2001, a partir das 10:00. Confira na programação a partir do link abaixo:

http://www.bireme.br/crics5/P/programa.htm

 

Informação online e desenvolvimento

A liberação online da literatura arbitrada deverá estar afetando o conhecimento científico de várias formas. Stevan Harnad, professor de Ciências Cognitivas na Universidade de Southampton, no Reino Unido, dedica boa parte do seu trabalho a detectar as possibilidades e conseqüências desse fato.
Há, certamente, muita a discutir, diante dessa nova etapa por que passa a história humana, onde uma veloz troca de comunicações ocorre simplesmente a partir do computador. De um ponto de vista multidisciplinar, todas as diferenças inerentes à percepção da informação poderão estar de alguma forma contribuindo para acelerar o desenvolvimento das bases de conhecimento.
Stevan Harnad vem unir-se ao painel vespertino do dia 26 de abril, que ocorre a partir das 14:00, durante o CRICS V. Suas singulares pesquisas estarão contribuindo para a sessão dedicada a Comunicação do Conhecimento Científico.

Atualização é indispensável

Como em todos os congressos, estará ocorrendo o Programa de Educação Continuada, que traz uma série de cursos dedicados a todos os participantes. O intuito principal é de apresentar, informar e resolver dúvidas quanto a metodologias e ferramentas dos mais atualizados e diferentes sistemas de informação existentes. Esses tutorias apresentam insumos de aprendizagem e de reciclagem dedicados aos diversos profissionais do setor e contam sempre com a participação de técnicos e de representantes especializados.
Os cursos estarão sendo ministrados simultaneamente durante todos os dias do CRICS V, de 25 a 27 de abril, ocorrendo ao final dos paíneis de cada dia, das 17:00 às 19:00. A participação é exclusiva para aqueles inscritos no encontro e as vagas sâo limitadas. Confira a programação provisória e aguarde a abertura das inscrições a partir do link abaixo:

http://www.bireme.br/crics5/P/continuingEd.htm

 

Cuba: destino dos viajantes em saúde

Como referência de viagem, a fama de Cuba corre além de um paraíso caribenho dotado de um povo cordial e de uma natureza exuberante. Os consideráveis avanços em múltiplos ramos da medicina também tornaram a ilha conhecida internacionalmente nesse setor. Apesar da crise econômica dos anos mais recentes, ao largo do país existem centros hospitalares e assistenciais modernos e bem equipados, além de diversos projetos bem sucedidos voltados para a saúde pública.
Não é a toa, portanto, que Cuba tornou-se uma das mecas mundiais do turismo em saúde. A experiência cubana provém dados curiosos e interessantes para todos os profissionais envolvidos com o setor. Esta é mais uma razão para aderir ao CRICS V, acrescentando o destino Havana em sua bagagem profissional e, por que nâo, de vida?

Mais informações específicas sobre a curiosa conjugação de turismo e saúde em Cuba:
http://www.cubanacan.cu/turismo/salud/index.htm

 

Arquivo de Notícias