homepage CRICS V

 

 

 

 

 

 

Declaração de Havana | programa | sessão de posters
educação continuada
| comitê organizador | agência de viagem patrocinadores | a série CRICS | arquivos CRICS V| Bem vindo à Havana



Notícias

 

Os números do CRICS V

A realização da quinta edição do CRICS, de 24 a 27 de abril passados, na cidade de Havana, em Cuba, consolidou o evento como o mais importante congresso de informação em Ciências da Saúde para as regiões da América Latina e do Caribe. Os números finais aqui expostos são verdadeiramente consideráveis, envolvendo a participação de um total de 814 pessoas, oriundos de 37 países do mundo todo. Afora a região de principal interesse, houve a presença de 90 participantes vindos da América do Norte, Europa e África, de um total de 11 diferentes países.

A quantidade de inscritos, incluindo uma grande presença de cubanos nativos, acabou totalizando 685 participantes. O CRICS V contou ainda a participação de 36 expositores, mais 19 convidados e a cobertura jornalística realizada por cerca de 50 profissionais.

Além da alta qualidade que marcou a cada dia o conteúdo geral do congresso, cabe destacar a importância da programação de educação continuada. O CRICS V contou com a realização de 4 seminários paralelos, mais um total de 8 cursos, sendo que nesses chegou-se a contabilizar a existência de mais de 30 computadores conectados simultaneamente em rede.

É preciso ressaltar ainda a presença dos 59 participantes que fizeram parte do Comite Organizador Nacional de Cuba além dos demais membros do Comite Organizador Internacional. Dentre os serviços extraordinários dessas equipes, cabe chamar a atenção para a montagem de um Internet-café equipado com mais de 10 computadores. Essas máquinas estiveram conectadas à Internet a partir de uma moderna rede wireless (sem fio) e permaneceram disponíveis gratuitamente a todos os participantes.

Como avaliação final, o critério organização pôde ser considerado como eficiente e particularmente feliz, cabendo destaque aos reconhecíveis aspectos de cordialidade, espontaneidade e calor humano dos cubanos. Atividades paralelas como as festas de confraternização foram, portanto, também um louvável e já saudoso sucesso.

 

Encontro para registrar na História

A importância do CRICS V pode ser devidamente avaliada por seus números, mas será o seu precioso conteúdo que ficará na memória de todos os participantes e no consequente legado de trabalho, ainda a ser construído por todos. Esse congresso consolida, indiscutivelmente, a série CRICS como o principal fórum dedicado a informação em Ciências da Saúde para a região. Por debaixo do tema geral do congresso, Conhecer para Transformar, foi deixado um marco que, nesse início de milênio, aponta para o avanço do conhecimento e um melhor compartilhamento desse, além do obrigatório empenho para as transformações no setor que se fazem necessárias.

Buscamos identificar, junto com a colaboração dos mais diversos e representativos conferencistas e painelistas, os principais avanços conceituais e práticos do setor. O tema central Informação para a Equidade em Saúde, obriga-nos, agora e sempre, à necessidade de aprofundar a análise de seus determinantes. O poderio das novas tecnologias de informação é, decerto, uma ferramenta para a inclusão dos excluídos. Na vida social e política os cuidados de Saúde enfrentam novas questões éticas, assim como os profissionais do setor e mesmo os pacientes que devem atualizar-se a cada dia, devendo estabelecer para sí a exigência de novos papéis. Outra questão grave é o abismo digital que impede o acesso ao conhecimento. Se a informação transforma e faz transformar, ela configura-se como um bem público e concluímos ser este um fator que merece melhor tratamento pela comunidade internacional e seus governos.

Complementando todo esse raciocínio, o CRICS V avançou na constatação da importância cada vez maior das redes científicas de informação em saúde. Sejam elas vinculadas a instituições ou comunidades populares, elas encaminham-se para estágios cada vez mais participativos. Integradas com as novas formas de gestão permitidas pelas novas tecnologias de informação, aguarda-se que elas estejam prontas para gerar fatos, como a aproximação da pesquisa à tomada de decisão. Espera-se que todo esse amplo painel de trabalhos em Informação em Saúde seja bem utilizado, provocando reflexões e por conseguinte transformações positivas.

 

CRICS VI: Caminhos para o México

Para os profissionais do setor de informação em Saúde da América Latina e Caribe, Havana ficará como um valoroso registro histórico. A Declaração de Havana, subentitulada Rumo ao Acesso Equitativo à Informaçao em Saúde, deve nortear as atividades do setor durante o próximo período. Temos muito trabalho árduo pela frente, e não poderia ser diferente.

O nosso ponto de encontro para uma nova grande reunião daqui há dois anos está marcado para o México. Este país sediará a realização do sexto Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, em 2003. Os resultados, conclusões e novas análises a serem apresentados nesse ainda distante evento têm a sua parcela de dependência nas atividades de todos nós. Diante das considerações feitas e refeitas, e da reiteração do papel da Biblioteca Virtual em Saúde, é hora de continuar a construir, de permanecer instando governos, organismos públicos e privados, nacionais e internacionais para que todos os cidadãos da América Latina e Caribe tenham acesso à informação em saúde. Só assim esse bem público tão necessário para a construção de um estado de saúde individual e coletivo poderá se encaminhar para o verdadeiro significado da palavra eqüidade. Nos vemos no México!

Declaração de Havana
http://crics5.bvsalud.org/P/declara.htm

 

 

Arquivo de Notícias